Série: -
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Peter Straub
Páginas: 392
Nota do Sempre Nerd: 4/5
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Peter Straub
Páginas: 392
Nota do Sempre Nerd: 4/5
Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.
Como grande fã da literatura de horror quando eu soube do lançamento desse livro fiquei super ansiosa, afinal trata-se de um autor consagrado no gênero e eu sempre tive ótimas experiências com as histórias do Straub.
Peter Straub é um mestre do terror e já contribuiu de forma significativa para o gênero com obras como Os Mortos Vivos, Mr. X e outros. Suas histórias, as que abordam o lado sobrenatural, o fazem de uma forma perturbadora e profunda, ele sempre vai muito além de assustar o leitor, ele cria uma narrativa bela e viciante, que vai tornando o leitor dependente. Se existe um autor capaz de causar arrepios em leitores já acostumados com esse tipo de literatura mais sombria, esse é o Peter Straub.
Um Passado Sombrio traz um enredo muito interessante e bem assustador, o sobrenatural é abordado de uma forma sinistra e medonha, no entanto talvez pelas grandes expectativas que eu tinha em relação a esse livro, não o considero realmente arrepiante como Os Mortos-Vivos, por exemplo. É uma história sombria e impressionante com certeza, mas não é algo que excepcional que vai revolucionar o gênero do terror. É um história macabra e bem construída, mas não causa medo, não causa aquele frio na espinha, sabe?
A narrativa tem seus altos e baixos, em alguns momentos o leitor vai se deparar com uma escrita super ágil, onde é possível se envolver com os mistérios e ficar cada vez mais empolgado para montar o quebra-cabeças sobre o que aconteceu naquela fatídica noite que afetou a todos, porém em outros momentos a narrativa segue de uma forma confusa e cansativa, deixando a trama mais lenta.
O personagens são desenvolvidos de uma forma magistral, são complexos e profundos, com seus dramas pessoais bem arquitetados.Todos tem um excelente embasamento psicológico. Cada um é afetado de uma forma pelo evento ocorrido e traz os reflexos sobre isso em suas vidas. Peter Straub foi magnânimo na criação de seus personagens.
Apesar dos pontos positivos e negativos, é um leitura agradável e eu recomendo muito, principalemtne para os leitores já acostumados com o gênero de terror. É um história densa e complexa, onde é preciso estar atento a cada detalhe.
Para aqueles qu gostam de tramas mais intrincadas e obscuras Um Passado Sombrio pode ser uma ótima escolha
Oii, tudo bom? Então, livros de terror não combinam muito comigo, pelo simples fato de ser extremamente medrosa! rs Mas adorei sua resenha e se curtisse o gênero, eu leria a obra, mesmo com os pontos negativos destacados. Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirBeijos!
Nunca li nada do autor e até gosto do gênero,mas ando muito afastadas dele. Mesmo com as suas ressalvas,acho que o livro cumpre seu papel, com personagens bem escritos e a trama ágil , para mim já ficou interessante.
ResponderExcluirVou colocar na minha lista de desejados.
bjsss
Apaixonadas por Livros